domingo, 25 de abril de 2010

Lixo e garagem

Na Rua Loreto Couto, no Bairro Santa Maria, o passeio é garagem de uma kombi, do lado de uma pilha de entulho.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Obstáculos para deficientes visuais

Mais fotos de calçadas feitas pelo fotógrafo Ronaldo Almeida, na Avenida Amazonas, quase na Praça Sete. Elas mostram o caminho tortuoso das guias para deficientes visuais, obstruídas por carrinhos de pipoca. O que mostra mais uma vez que não basta um bom projeto ou uma boa lei, se não forem bem executados e fiscalizados. Fiscalização começa com conscientização da população da importância da guia para a mobilidade dos deficientes visuais. No entanto, como pedir consciência da população, se a Prefeitura é a primeira a desrespeitar a lei, obstruindo as guias com placas de propaganda, postes e abrigos de ônibus?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vagas demarcadas no passeio















Este shopping, localizado na Rua Grão Mogol, esquina com Campanha, no Bairro Carmo, transformou o passeio em estacionamento. Não são apenas os carros que avançam para o passeio, as próprias vagas estão demarcadas no passeio com tinta amarela. Dependendo do tamanho do carro e da consciência do motorista, não sobra nem um centímetro para o pedestre, que passa na rua.

segunda-feira, 12 de abril de 2010















Na
Rua Joaquim Murtinho, 229, no Bairro Santo Antônio, o manobrista da loja de chocolate estaciona os carros no passeio. Pedestre, só passa na rua.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cidade dos construtores



Os historiadores podem confirmar: a história econômica desta cidade é a história dos construtores. Desde Aarão Reis, e depois dele, milhares de outros construtores, vieram para esta terra construir a nova capital. Ja demoliram e construíram mais de uma, basta pesquisar a arquitetura da cidade nos anos 40, 80 e atual. Fizeram fortuna, tornaram-se políticos, mudam a lei de ocupação solo a cada modificação dos interesses próprios.
Este post é do caso Shopping Anchieta, com foto de Carlos Cândido. As famílias dos apartamentos interditados estão ha um ano morando em apart hotéis. Neste caso, as fundações do edifício ficaram completamente descobertas com o rompimento do arrimo. Alguns foram tirados de casa às 6 da manhã pela defesa civil. A demolição prevê que 25 % do prédio vai sair. Será que os apartamentos de 3 quartos vão ficar com 2 e sem banheiro?
Quem vai segurar estes contrutores que agora partiram para Nova Lima?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dois Coelhos

A orla da lagoa da Pampulha, na semana passada, foi cenário de um horror. Após uma preparação catastrófica - vide foto do Cristiano Trad - para o recebimento do desfile disney/nestlê, centenas de milhares de pessoas - números ainda polêmicos - foram para a região tentar ver a tal parada, e parada mesmo ficaram as pessoas. Esta gestão da prefeitura é de amarrar, digo, amargar.
Neste post trato de dois assuntos polêmicos.

Guias perigosas para os deficientes visuais

Nosso blog recebe sua primeira contribuição fotográfica, do jornalista e fotógrafo Ronaldo Almeida. Não à toa a qualidade da foto é superior à usual deste blog amador. Eis seu e-mail.

Fiz três fotos de um caso que já vi em outras calçadas de BH e que interessa pro seu blog pelo risco que causa a deficientes visuais. Neste caso, os pedreiros que fizeram recentemente uma obra na fachada e portaria de um prédio da esquina da Av. Bandeirantes com Rua Odilon Braga instalaram o piso direcional para deficientes visuais em direção exata ao abrigo do ponto do ônibus 4111. No dia que eles fizeram este serviço, vi o dilema deles, mas assim ficou.O que será de um deficiente que ousar se orientar por este piso? Vai bater de frente com o abrigo? Falta o quê? Orientação e fiscalização da PBH?
Abraços
Ronaldo Almeida 

Comentário: O curioso nesse caso é que se trata de um passeio novo, reformado de acordo com o padrão que começou a ser implantado pela Prefeitura na administração Pimentel. Se melhora o piso, não resolve o que se propõe, isto é, ajudar o cego a se locomover. É comum ver essas guias obstruídas por carros estacionados nos passeios. Os abrigos de ônibus, quando instalados em passeios estreitos, simplesmente eliminam o passeio, e não só para deficientes. A iniciativa do passeio padrão é louvável e um passo importante, demonstra que a administração pública já percebeu o problema, mas insuficiente. Assim como há fiscais para o trânsito, é preciso haver fiscalização dos passeios, além de consciência da população e, o principal, uma política pública para devolver os espaços públicos aos pedestres.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Construção destrói passeio


O Santo Antônio é um dos bairros campeões em construções na cidade. Na Rua São João Evangelista 46 deveria haver um passeio, mas uma empresa que se denomina excelência negócios imobiliários transformou-o nisso que se vê na foto.

Garagem no passeio 2

Também no Santo Antônio, o Instituto Luziana Lanna não ensina apenas idiomas, ensina também a desrespeitar o pedestre e estacionar no passeio.

Garagem no passeio

Rua Paulo Afonso 333, Bairro Santo Antônio. Não bastam os degraus, a lixeira e uma árvore que ocupa mais da metade do passeio. O edifício incorporou o passeio à garagem, prática comum na cidade. Pedestre passa na rua.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Comentário que é post

Percebi tarde mas em tempo que alguns comentários são na verdade posts de pessoas que não têm ainda acesso como colaboradores. Como este do Rico, que copio abaixo (o título é meu). Aproveito para renovar o convite: quem quiser publicar diretamente seus textos, fotos e vídeos, fique à vontade.

Cocô no passeio é o cúmulo da falta de civismo

Precisamos realmente de alguma voz para resolver este e outros problemas na região.

O passeio, que já é estreito nestas ruas, fica ainda mais intransitável pela quantidade de obstáculos: lixos, entulhos, plantas, buracos... Mas o cúmulo da falta de civismo vem dos próprios vizinhos pois os quarteirões são tomados por cocô de cachorros.

Desde os seus 2 anos que minha filha questiona porque tem dono de cachorro que é tão mal educado. Uma vergonha para o bairro, um desrespeito para os vizinhos.

Será que podemos aproveitar para fazermos uma ação educativa num fim de semana? É só combinar.
Você pode participar deste blog comentando,
enviando textos, fotografias e vídeos,
ou ainda como autor.