quinta-feira, 8 de abril de 2010

Guias perigosas para os deficientes visuais

Nosso blog recebe sua primeira contribuição fotográfica, do jornalista e fotógrafo Ronaldo Almeida. Não à toa a qualidade da foto é superior à usual deste blog amador. Eis seu e-mail.

Fiz três fotos de um caso que já vi em outras calçadas de BH e que interessa pro seu blog pelo risco que causa a deficientes visuais. Neste caso, os pedreiros que fizeram recentemente uma obra na fachada e portaria de um prédio da esquina da Av. Bandeirantes com Rua Odilon Braga instalaram o piso direcional para deficientes visuais em direção exata ao abrigo do ponto do ônibus 4111. No dia que eles fizeram este serviço, vi o dilema deles, mas assim ficou.O que será de um deficiente que ousar se orientar por este piso? Vai bater de frente com o abrigo? Falta o quê? Orientação e fiscalização da PBH?
Abraços
Ronaldo Almeida 

Comentário: O curioso nesse caso é que se trata de um passeio novo, reformado de acordo com o padrão que começou a ser implantado pela Prefeitura na administração Pimentel. Se melhora o piso, não resolve o que se propõe, isto é, ajudar o cego a se locomover. É comum ver essas guias obstruídas por carros estacionados nos passeios. Os abrigos de ônibus, quando instalados em passeios estreitos, simplesmente eliminam o passeio, e não só para deficientes. A iniciativa do passeio padrão é louvável e um passo importante, demonstra que a administração pública já percebeu o problema, mas insuficiente. Assim como há fiscais para o trânsito, é preciso haver fiscalização dos passeios, além de consciência da população e, o principal, uma política pública para devolver os espaços públicos aos pedestres.

Um comentário:

  1. ótimo blog amigo!
    Na avenida alfredo Balena pode-se notar esse tipo de obstrução. Detalhe que o tamanho do passeio ultrapassa os 2m de largura, mesmo assim acaba acontecendo esse tipo de situação...ou no telefone público, no semáforo, no ponto de ônibus e até mesmo nos vendedores ambulantes...
    é brincadeira a falta de consideração.
    vi uma palestra no Penalosa aqui em BH ano passado em 17 de julho na escola de arquitetura da UFMG... poucas pessoas interessaram em participar... mas foi muito gratificante em recebe-lo aqui em BH, o mesmo elogiou as mudanças nas ruas Caetés, Carijós e algumas do centro de BH.
    Até mais jovem...
    saudações mineiras...
    RAFIUSKIS

    ResponderExcluir

Você pode participar deste blog comentando,
enviando textos, fotografias e vídeos,
ou ainda como autor.