quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Passeio não é ciclovia

Volto ao assunto.
Bicicleta é a alternativa de transporte individual (às vezes para dois) na cidade e vem ganhando cada vez mais adeptos, diante dos engarrafamentos no trânsito cada vez maiores.
É um transporte rápido, porque escapa aos engarrafamentos, e limpo, porque não emite gases poluentes, e uma atividade física que faz bem à saúde.
Os ciclistas já constituem um movimento, como tantos outros que existem hoje e fazem parte do mundo contemporâneo. Movimento que promove passeios, que celebra o meio de transporte e um estilo de vida, que reivindica ciclovias.
Populações de cidades mais civilizadas de países mais ricos já adotaram a bicicleta como o melhor meio de transporte. Em São Paulo, o prefeito Haddad está pondo em prática um programa de construção de ciclovias ao que parece pra valer, não é como o ridículo que foi inaugurado em Belo Horizonte.
As bicicletas estão chegando e vão ficar.
No entanto, a mudança de veículo não vem acompanhada de mudança de mentalidade. É cada vez maior também o número de ciclistas que se comportam como motoristas -- maus motoristas.
Desrespeitam as leis do trânsito, furam sinais, andam na contramão e, o pior, em cima dos passeios e faixas de pedestres.
Querem desfrutar das vantagens da bicicleta, mas não querem se submeter às regras dos veículos, fingem que não estão dirigindo -- e as bicicletas, embora sem motor, são veículos.
Enquanto penso nisso, andando na rua, vejo passar um ciclista voando, na rua, e instantaneamente percebo como a bicicleta é um veículo extremamente frágil entre carros, ônibus, caminhões e motos.
Por isso tantos ciclistas sobem nos passeios.
E assim, além dos inúmeros obstáculos que nós, pedestres, temos nos passeios, inclusive os criados pela própria prefeitura, como os monstrengos na Praça da Savassi, além dos pisos esburacados e irregulares, agora temos também a ameaça dos ciclistas.
Pra encerrar: Passeio é pra pedestre! Ciclovias já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode participar deste blog comentando,
enviando textos, fotografias e vídeos,
ou ainda como autor.